segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Luzes, câmara...passaporte


Nem sempre se faz cinema num estúdio, com paredes de cartão a imitar paisagem ao fundo e um holofote a fazer de Sol. Por vezes, há locais cuja beleza é irreproduzível - "obrigando" o realizador a pegar na equipa e no material, e a fazer-se à estrada. Quando isso acontece, o resultado tende a ser extraordinário, criando alguns dos mais icónicos cenários da história fílmica. Portanto, vamos fazer uma visita de bastidores pelos melhores cenários cinematográficos de todo o Mundo. O da imagem de abertura é a Fontana di Trevi, em Roma, celebrizada em "La Dolce Vita".


"O AMERICANO TRANQUILO", Hoi An, VIETNAME
Tanto o original de 1958 como a versão de 2002 com Michael Caine e Brendan Fraser desta história de intriga e conspiração tomaram o Vietname como cenário. Ambas as versões viram as suas cenas filmadas em Saigão, mas a mais recente foi mais longe - visitou a pitoresca cidade de Hoi An, onde a magnífica ponte da cidade serviu de palco ao assassinato de uma das personagens. A atmosfera histórica desta cidade e a sua arquitectura tradicional tornam este local tão belo ao vivo como no grande ecrã, se não mais. Situada mesmo ao pé do mar, e tendo servido como um grande porto no passado, Hoi An é imperdível. O hotel onde o filme foi rodado está disponível para receber a sua visita como hóspede, desde que marque com antecedência.


"O SENHOR DOS ANÉIS", Hobitton Movie Set, NOVA ZELÂNDIA
As paisagens verdejantes e intermináveis, as montanhas cobertas de neve e as habitações pitorescas de Hobbiton - eis algumas das coisas que o fã da saga "O Senhor dos Anéis" poderá encontrar na Nova Zelândia.Com os cenários originais a ser empregues como atracções turísticas, as autoridades locais encontraram uma forma de agradar sobejamente aos amantes de fantasia. Percorra os caminhos seguidos por Frodo e companhia para destruir o anel e derrotar o mal na Terra Média, com a confiança de não ter o Olho de Sauron no seu encalço.


LAGOA AZUL, FIJI 
Quando duas crianças ocidentais naufragaram e foram ter a uma paradisíaca ilha no Pacífico, não podiam suspeitar que estavam, inadvertidamente, a produzir o mais eficaz anúncio de viagens alguma vez produzido. É difícil ficar indiferente à rara beleza das águas límpidas e azuis, dos areais esbranquiçados e intermináveis e das árvores de um verde intenso e chamativo. Felizmente, existe a possibilidade de visitar as ilhas Fiji, no Pacífico, onde os sonhos criados em frente ao ecrã se podem tornar realidade. É possível visitar a ilha Nanuya Levu, onde foi filmada a película, e encher a vista com uma visão única no planeta.


"INDIANA JONES E A GRANDE CRUZADA", PETRA, JORDÂNIA
A busca de Indiana Jones pela mais célebre de todas as relíquias perdidas, o Santo Graal, culminou namonumental cidade de Petra, escavada nas rochas. Embora não possamos garantir que vá encontrar tesouros escondidos ou armadilhas mortais, encontrará certamente uma das mais impressionantes estruturas construídas pelo homem, nomeada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Situada na Jordânia, esta antiga capital dos Nabateus atrai visitantes de todo o Mundo, que têm ocasião de admirar os túneis e câmaras de água construídos há mais de dois mil anos.


007 - AO SERVIÇO DE SUA MAJESTADE, CASCAIS, PORTUGAL
O mais famoso agente secreto britânico, James Bond, passou por Portugal neste filme de 1969, o primeiro e único com George Lazenby no principal papel. O filme começa pelo Guincho, uma zona ventosa e magnífica da costa de Cascais. Não terá sido este filme a iniciar a tradição inglesa de visitar Cascais, mas seguramente terá ajudado - as vistas deste lugar são tão tentadoras quanto belas. Infelizmente, a acção do filme seguiu rapidamente para o estrangeiro, negligenciando outros locais espantosos como a Boca do Inferno -nada que uma visita presencial ao local não resolva. O final do filme, esse, foi filmado na bela Serra da Arrábida, na margem Sul do Tejo


.

Sem comentários:

Enviar um comentário