Sempre sobre carris em comboios de passageiros são, seguidos, mais de 17 mil km e 13 dias até ao Vietname. Revimos a viagem e até conseguimos acrescentar mais umas horas e centenas de quilómetros...
De vez em quando, volta a ideia de realizar a "mais longa viagem em comboio do mundo", precisamente de Portugal ao Vietname. Há que ir saltitando entre comboios mas o certo é que é possível concretizar essa odisseia.
A viagem tem sido alvo de vários relatos e planos, tendo até sido realizada numa espécie competição entre viajantes, em 2011, sob o mote "Ultimate Train Challenge", de Lisboa a Ho Chi Minh (antiga Saigão), e depois repetida em anos seguintes. Já nos últimos dias, um post do Facebook com um mapa da viagem foi alvo de milhares de partilhas (Weird World, Green Savers). Um mapa que, aliás, se encontra originalmente num artigo de 2011 escrito por um blogger apaixonado pela geografia, The Basement Geographer, de Kyle Kusch, que tinha precisamente planeado a viagem igualmente ao detalhe.
Neste blogue, a planificação da viagem é bastante completa e inclui informação útil sobre as mudanças de estações, os tempos de espera, o tipo de comboios e os preços. O post diz que se quisermos fazer uma viagem com um mínimo de interrupções, o percurso seria de Londres a Pequim, mas se o objectivo for mesmo “construir” a viagem de comboio mais comprida do mundo, esta seria do Porto a Ho Chi Minh.
Por que escolheu o blogger o Porto? Não é a cidade mais ocidental portuguesa servida por caminhos-de-ferro. Fosse esse o critério e teríamos Cascais. Desta vila a Ho Chi Minh demorar-se-á mais 1 hora e 39 minutos do que do Porto ao Vietname.
Mas se quisermos realmente conceber a viagem de comboio mais longa do mundo a partir da costa, então haverá que iniciá-la no extremo sudoeste de Portugal, na estação de Lagos. Daqui o trajecto sobre carris aumenta mais 551 quilómetros e, em vez das 327 horas calculadas pelo blogger, a viagem durará quase 334 horas.
Assim sendo, em vez da Invicta, de onde se iria apanhar o Sud Expresso a Coimbra para a fronteira francesa de Hendaya, o viajante deverá apanhar às 17h05 um regional de Lagos para Tunes e daí o Intercidades para LisboaOriente (chegada às 21h26) onde se instalará no Sud para chegar a França viaHendaya às 11h28 do dia seguinte.
Depois é “só” apanhar o TGV para Paris, mudar de estação, apanhar a ligação para Colónia, na Alemanha, e daí para Varsóvia. Da capital da Polónia para Moscovo a via mais rápida é por Minsk, na Bielorrússia, mas como os vistos (mesmo os de trânsito) para este país são difíceis de obter e é preciso pedi-los com muita antecedência, recomenda-se ao viajante que contorne esta antiga república soviética pela Lituânia e Letónia. Mas seguindo uma lógica de distância mais curta, o site prossegue a viagem pela via mais rápida (Varsóvia – Minsk – Moscovo).
Uma vez em Moscovo há que esperar 18 horas e 25 minutos (isto se todos os outros horários tiverem batido certo até aqui) até apanhar o mítico Transiberiano que levará o viajante durante seis dias até Pequim, onde, após mudar de estação, o entusiasta dos comboios apanhará a ligação para Hanói(Vietname) onde chegará 55 horas depois.
Depois disto o que são mais 33 horas sobre carris? Um simples passeio até concluir a viagem do Atlântico ao Pacífico quando o comboio proveniente de Hanói chegar a Ho Chi Minh.
O blogger do The Basement Geographer fez as contas ao custo da viagem com base nos sites dos caminhos-de-ferro dos vários países e chegou à conclusão que não ultrapassaria os dois mil dólares (1700 euros). A Fugas acrescenta-lhe mais 45 euros horas se a viagem tiver início no Algarve, portanto uns 1745 euros.
Eis, pois, uma aventura sobre carris que não é excessivamente cara. Por curiosidade, os países atravessados serão doze: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Alemanha, Polónia, Bielorrússia, Rússia, Mongólia, China e Vietname.
Mas, de facto, qual o trajecto de comboio mais longo? Aqui aparecem-nos outras respostas. Uma delas é o percurso que liga Madrid a Yiwu, uma cidade industrial no Leste da China. São 12.998 quilómetros percorridos em 21 dias (por mar seria seis semanas). Mas... trata-se de um comboio de mercadorias. Os vagões porta-contentores são os mesmos e têm eixos variáveis que se adaptam aos diversos tipos de bitola (distância entre carris) dos países por onde circulam. Já as locomotivas que rebocam este comboio são diferentes de país para país.
E em Portugal?
A viagem mais longa e sem transbordos que se pode fazer a partir de uma estação portuguesa demora 13 horas e 3 minutos. Trata-se do Sud Expresso, que liga Santa Apolónia a Hendaya, num percurso de 1075 quilómetros que atravessa Portugal e Espanha durante uma noite e uma manhã. Segue-se o Lusitânia Expresso, o comboio nocturno que liga Lisboa a Madrid e que demora 10 horas e 15 minutos.
Mas no território nacional a viagem sobre carris mais longa, sem interrupções, é a Porto-Faro, na qual o Alfa Pendular percorre 668 quilómetros em 5 horas e 36 minutos. Se se considerar uma viagem com transbordos, os entusiastas do caminho-de-ferro podem fazer a versão caseira do passeio viajando de Valença do Minho a Vila Real de Santo António. A coisa faz-se em 11 horas e 40 minutos e basta apanhar quatro comboios: um regional deValença para Nine, o Alfa Pendular daí para Lisboa Oriente, seguindo-se o Intercidades para Faro. Por fim, um regional para Vila Real de Santo António. Sai-se do rio Minho às 11h17 e chega-se à foz do Guadiana às 22h57. Por 53,55 euros.
Há ainda um outro percurso longo para quem quiser iniciar a viagem no Portugal profundo, na ponta mais distante da linha do Douro – o Pocinho. Daqui a Vila Real de Santo António demora-se 11 horas e 38 minutos e – pasme-se! – o trajecto faz-se apenas com três comboios: Pocinho – Porto, Porto – Faro e Faro – Vila Real. Por 57,90 euros.
Guardamos para o fim a mais extrema das viagens de comboio em Portugal. É também entre o Pocinho e o Algarve, mas demora 17 horas e meia e é feita, grande parte, durante a noite. Preparado?
Saída do Pocinho às 19h08 e chegada à Régua às 20h32. Partida às 20h50 para chegar a Caíde às 22h14. Depois um suburbano para o Porto onde se chega às 23h15. Quatro minutos depois da meia-noite, novamente outro suburbano, agora para Aveiro que deposita o passageiro na estação às 1h13. Aí há que esperar cinco horas pelo Alfa das 6h21 que vai directamente paraFaro, onde se apanha o regional que chega a Vila Real às 12h38.
Fonte. Fugas
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