quarta-feira, 2 de maio de 2018

Top 7 - Destinos turísticos para visitar na Bolívia

Gostaria de explorar a Bolívia nas suas próximas férias? Venha connosco e descubra o Top 7 dos destinos turísticos que não poderá perder!

A Bolívia é um dos países mais diversificados da América do Sul. Embora os destinos turísticos mais conhecidos do país sejam os do Altiplano, a verdade é que há muito mais para visitar além do Salar de Uyuni. A Tourism Review compilou 7 dos melhores lugares para descobrir na Bolívia.


Aqui ficam os Top 7 - Destinos turísticos a não perder na Bolívia: 

1. Lago Titicaca e Isla del Sol
Entre os demais destinos turísticos da Bolívia, o Lago Titicaca é um dos lagos mais impressionantes e interessantes do mundo. É conhecido como o  lago navegável mais alto do planeta, devido aos seus mais de 3.800 metros acima do nível do mar. Está localizado no Altiplano andino, pertencendo à Bolívia e ao Peru. 
Além disso, o Lago Titicaca situa-se ao lado de Copacabana - uma pequena cidade muito atraente, na qual não verá grandes edifícios, mas sim, pequenas casas e e ruas em paralelepípedo. Copacabana não é apenas um lugar visualmente deslumbrante, mas também um importante centro de peregrinação. A Basílica de Nossa Senhora de Copacabana abriga a imagem da Virgem de Copacabana, conhecida como a "Rainha da Nação". º
A cidade é também o local de partida dos barcos em direção à Isla del Sol, um dos enclaves mais místicos da América do Sul. Além da sua fascinante história, um dos pontos de grande interesse é a famosa trilha Willa Thaki, conhecida como a "Rota Sagrada do Sol Eterno", que atravessa a ilha, quase na sua totalidade.


2. La Paz
La Paz é um dos locais essenciais para quem está de visita à Bolívia. Embora a importância deste destino possa causar alguma confusão, La Paz não é a capital do país. A capital da Bolívia é Sucre. No entanto, La Paz é a cidade com a maior população da Bolívia, possuindo alguns dos mais importantes edifícios do governo. Oficialmente conhecida como Nuestra Señora de la Paz, esta cidade reúne inúmeros pontos turísticos de interesse.
Com altitudes situadas entre os 3.200 e os 4.000 metros de altura, poderia facilmente passar alguns dias a descobrir todos os seus recantos. Não obstante, destacamos a Basílica de São Francisco, a catedral metropolitana e, acima de tudo, o Mercado das Bruxas - um dos mercados mais fantásticos do continente sul-americano, no qual poderá encontrar amuletos e encantos de todos os tipos (sapos, cobras, fetos de lhama ...) que Aymaras e Quechuas usam para os rituais de oferendas ao seu Deus.


3. Tiwakanu
Tiwanaku (ou Tihuanaco) é conhecida por ser uma das culturas pré-incaicas mais importantes da América do Sul, e a antiga cidade arqueológica de mesmo nome está localizada na Bolívia, a 15 km do Lago Titicaca.
A civilização Tiwanaku viveu mais de 25 séculos e ainda poderá ver o que resta da mesma. Locais a não perder são: a Puerta del Sol, o Puma Punku, o Kalasasaya ou a Pirâmide de Akapana. Os monólitos que se assemelham às estátuas Moai da Ilha de Páscoa, também constituem uma das maiores referências turísticas em Tiwanaku.
Tiwanaku lidera o ranking dos destinos turísticos na Bolívia, não só pela sua importância histórica, mas também pela sua facilidade de acesso, estando apenas a 55 km de distância de La Paz. 


4. Salar de Uyuni
Visitar o Salar de Uyuni (também conhecido como Salar de Tunupa), não só encabeça a lista de lugares que deve visitar na Bolívia, como também é uma das principais atrações de toda a América do Sul. O Salar de Uyuni é o maior salar do mundo e, oferece uma imagem impressionante em qualquer época do ano. Se estiver completamente seco, poderá observar perfeitamente os cristais de sal, em dias mais húmidos, poderá ver o céu completamente refletido na água.
Embora possa chegar ao salar através da cidade de Uyuni, aconselhamos a sua participação numa  viagem de 3 dias, na qual irá visitar o melhores pontos da Reserva Nacional Eduardo Avaroa. Caso tenha que escolher um, de entre os parques naturais da Bolívia, esta reserva é a melhor opção.  


5. Potosí
Situada ao lado do Cerro Rico, e com mais de 4.800 metros de altura, Potosí é uma das mais belas cidades coloniais a visitar na Bolívia. Nesta cidade encontrará várias igrejas barrocas e a espetacular Casa Nacional de la Moneda, onde milhões de moedas foram cunhadas, usando prata das minas pelas quais Potosí é conhecida.
Assim, visitar a mina de Pailaviri é uma das atividades mais fascinantes da Bolívia. Embora a quantidade de prata restante, não seja igual à quantidade encontrada durante o período colonial espanhol, poderá experienciar as condições difíceis a que os mineiros estavam sujeitos, chegando a atingir temperaturas acima dos 45ºC.

6. Sucre 
Sucre é a capital da Bolívia, reunindo muitos pontos turísticos a não perder na sua próxima viagem. É uma cidade agradável, não só pelo seu clima temperado, como pelo seu ambiente tranquilo, e pelas suas ruas repletas de maravilhosos edifícios e simpatia dos seus habitantes.
O centro histórico de Sucre foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO devido ao seu bom estado de conservação, o que nos traz de volta aos dias em que a Bolívia era uma colónia espanhola.
La Recoleta é um mosteiro franciscano pelo qual terá de passar na sua visita a Sucre. É um edifício religioso estabelecido no século XVII nas encostas da colina Churuquella, oferecendo uma das vistas mais incríveis da cidade.


7. Parque Nacional Madidi 
Se procura uma experiência diferente na sua viagem à Bolívia, sugerimos uma visita ao Parque Nacional Madidi. Localizado numa das maiores regiões florestais do planeta, a variedade de flora e fauna do parque é simplesmente surpreendente. Nesta selva, diferentes espécies como o puma, a onça, a arara ('guacamaya') ou a anaconda, coexistem.
A melhor forma de aceder ao parque é através da pequena cidade turística de Rurrenabaque. A partir desta cidade, pode optar por fazer viagens diárias, ou mesmo, ficar dentro do parque. Esta segunda opção permitirá que alcance lugares mais distantes e desfrute de caminhadas. 
Além disso, existem várias alternativas para o ecoturismo comunitário, já que muitas das pousadas do parque são administradas por grupos indígenas. Por isso, o Parque Nacional oferece imensas atividades interessantes para fazer na Bolívia, se pretender combinar o turismo cultural com a natureza.

Pensamentos finais:
Como viu, a Bolívia é um país com uma cultura extremamente rica, recheado de atividades e pontos de interesse. Por isso, não se distraía e marque já a sua próxima aventura.

Fonte: TourismReview | Veja o artigo original aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário