terça-feira, 11 de dezembro de 2018

A Paula foi aos EUA no Verão e traz a sua experiência pessoal - Parte 2

A Paula Alves, uma das fundadoras da TravelTailors, foi aos EUA este Verão. Já começámos antes a contar a história desta viagem. Hoje seguimos para o interior, visitar os fantásticos parques naturais! Em nome próprio, a Paula conta o que andou a fazer pelas terras do Tio Sam.

San Francisco - a cidade das colinas e dos elétricos

San Francisco é bastante giro. O Pier é engraçado, tem imensos restaurantes. Mas o mais curioso são os leões marinhos, que andam por todo o lado, junto das marinas. As ruas são o máximo, embora façam alguma confusão. Parece mesmo que vamos cair da estrada, não se vê nada quando se está em cima, de tão inclinadas que são! Andar de eléctrico em San Francisco é mesmo uma atracção turística. Faz uma fila como se fosse para a montanha russa na Disney! Mas é muito divertido andar pendurado no eléctrico e dar "high five" às pessoas que passam no sentido contrário!


Photo by Amogh Manjunath on Unsplash









Mark Twain disse que o Inverno mais frio que passou foi o Verão em San Francisco. E acho que tem mesmo razão, pois a cidade é bem fria. De uma forma geral é fresco de manhã e ao final do dia, e está sempre nevoeiro. Aliás, nunca vimos totalmente a ponte, só partes dela... foi pena.


Photo by Joseph Barrientos on Unsplash

Disseram-me que só a partir de Outubro é que melhora o tempo em San Francisco. No Verão não passa dos 15ºC. Mas é uma cidade mesmo bonita, com casas lindas e, de uma forma geral, limpa e arranjada. É muito fácil de nos entendermos na cidade.
Fiquei a saber que as casas em San Francisco custam uma pequena fortuna. Na zona de 17mile drive são casas que, na maioria dos casos, são herdadas. E os valores rondam facilmente os 100 milhões de dólares. Em San Francisco, vão desde 4 milhões a 40 milhões. As rendas para um apartamento, com um quarto, rondam os 3.000 dólares por mês. Na realidade, mesmo com ordenados elevados, a maioria das pessoas não consegue pagar estes valores.

Yosemite e Sequoia National Park - as maravilhas naturais
Saímos do hotel às 7h00 em direcção ao Yosemite. Chegamos à entrada do parque em cerca de 50 minutos, e seguimos para o Visitor Center. É tudo enorme, os estacionamentos, a entrada do centro. Tem muitas pessoas, portanto ir cedo foi uma excelente ideia, pois evitámos as filas para entrar. Dá perfeitamente para ver os principais pontos de interesse num dia. Ficam todos muito perto uns dos outros, e o shuttle gratuito leva-nos a todo o lado. Se se chegar cedo e fizer o percurso no próprio carro, dá para tirar fotos em todo o lado, sem qualquer problema. Também dá para conduzir até ao Glacier Point, onde o shuttle não vai. Não fomos até lá pois ainda era 1 hora de carro e o céu estava nublado. Achámos que não ía valer a pena. Ao invés, ficámos a descontrair e a fazer um pic-nic, ao pé de um riacho. Dá para alugar um raft no Half Dome Lodge, onde pára o shuttle, e descer o riacho. Vale a pena.


Photo by Trent Erwin on Unsplash

No dia seguinte, saímos novamente bem cedo do hotel, em direcção ao Sequoia National Park. São cerca de 2h30 até à entrada do parque. Estava imenso calor e havia uma longa fila à entrada, mas menos pessoas que em Yosemite.
Este parque é lindíssimo. Na nossa opinião, muito mais bonito que Yosemite, em todos os aspectos. Tem menos pessoas. Os estacionamentos são mais bonitos, pois não têm fitas laranja e cones por todo o lado, o que tira parte do encanto. Embora compreenda que fazem falta em Yosemite, pois há muito mais pessoas.

Photo by Robert Penaloza on Unsplash
Os pontos de interesse estão muito concentrados, e são lindos. Vê-se tudo muito bem de carro próprio. É muito importante fazer um percurso dos parques para quem tem um dia. Chega perfeitamente, a menos que queiram estar mais descontraídos ou até fazer trilhos. No caso do Sequoia, agora que sei como é, teria feito de uma forma diferente. Poderíamos ter entrado no ponto a norte - Kings Canyon Entrance. Daí, descíamos até ao lodge, e depois saíamos em Three Rivers, que foi onde acabámos por entrar. Foi por aqui que entrámos porque, quando se insere Sequoia no Google Maps, é esta a entrada que dá. Mas, se olharmos para um mapa, quem vem de cima aproveita para vir logo pelo parque. E, se quiser, pode ver Kings Canyon, que fica a 1h da entrada norte, mas a 3h da entrada sul. As árvores Giant Sequoias são lindas, o parque é tranquilo, cheira a natureza e tem esquilos fofinhos. Teríamos preferido ficar neste parque mais tempo. Mas só depois de vir percebemos isso. Tem uns rápidos fantásticos, que fazem piscinas, e prainhas lindas de água gelada! Fiquei mesmo impressionada com a natureza neste parque. É diferente de tudo aquilo que já vi noutras florestas. Merece mesmo ser visto, ao vivo e a cores!

Sem comentários:

Enviar um comentário