segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Descobrir Copenhaga num fim-de-semana

Viajar ao fim-de-semana para destinos próximos é uma óptima forma de quebrar a rotina e não deixar que se instale a nostalgia até às próximas férias. A Suitcase sugere uma passagem por Copenhaga, numa espécie de roteiro de 3 dias numa das cidades mais tranquilas e bonitas do norte da Europa.

Em Copenhaga, tudo é belo


As ruas, os cafés e restaurantes, a iluminação, a roupa, as pessoas. Tudo respira simplicidade e felicidade. Pelo menos é o que dizem os estudos, que apontam os dinamarqueses como o povo mais feliz do Mundo. É o Hygge, dizem. Nós dizemos que é esta prática do aconchego, do viver a casa entre família e amigos, sempre com um bolo e chávenas de chá fumegantes na mesa.

Uma boa forma de conhecer a cidade é percorrê-la como os locais - de bicicleta


No entanto, é uma cidade plana e pequena, pelo que andar a pé é uma boa alternativa.

6ª feira

Jante no Meatpacking District, Kødbyen. Esta zona desenvolveu a sua oferta de restaurantes e vida noturna, por incentivo da Câmara, que decidiu aproveitar os seus armazéns na área. Pode conhecer o Gorilla, experienciando o menu de 10 pratos de cozinha mediterrânica ou o Cofoco, que explora a cozinha nórdica de nova geração. Encerre a noite no parque de diversões Tivoli. À partida poderá soar um programa desinteressante, mas o Tivoli tem muito para oferecer. Jardins, salas de espetáculo e teatros, com uma série de opções, para todos os interesses.



Photo by Ethan Hu on Unsplash


Sábado

Comece o dia com um café e um bolo de canela, à maneira nórdica. A seguir passeie pela zona do porto, com as suas casinhas coloridas e barcos ancorados, na imagem mais cliché (e imperdível) de Copenhaga. Nesta zona viveram muitos artistas, como Hans Christian Andersen, autor de contos infantis como "O patinho feio" ou "A pequena sereia". Aqui encontra a Royal Danish Playhouse, a mais impressionante sala de espectáculo da cidade, onde decorrem peças de ballet, ópera ou orquestra. Percorra o caminho ao longo do porto até Langelinie, passando pela casa da família real e pela estátua alusiva à Pequena Sereia. Não desanime perante a dimensão da estátua - apesar de pequena, resistiu aos anos, vandalismo e às hordas de turistas, e continua a ser um marco da cidade.


Photo by Nick Karvounis on Unsplash

Passeie pelos jardins botânicos, explorando as suas estufas antigas e o autêntico museu ao ar livre. Perca-se em Torvehallerne, um mercado local labiríntico, que oferece verduras, comida gourmet e café. Pode aproveitar para comer por aqui; há muitas opções por um valor relativamente baixo (para os padrões nórdicos, é claro). Aproveite ainda para conhecer o mais antigo bar da cidade, aberto desde a altura da 1ª Grande Guerra, Bo-bi bar. No entanto, só o faça se o fumo não o incomodar, porque os fumadores aqui são (muito) bem-vindos. Se passar por este detalhe, beba uma cerveja como uma personagem de um filme negro dos anos 50.

Domingo

Em Copenhaga, domingo rima com brunch. The Union Kitchen é uma excelente opção para tal, oferecendo também outras alternativas igualmente deliciosas, acompanhadas de um Bloody Mary.


Photo by Nick Karvounis on Unsplash


Se lhe apetecer sair um pouco da cidade, apanhe o comboio para norte e vá até à costa, onde pode ver a Suécia de longe. A 35 kms da cidade, encontra o Louisiana Museum of Modern Art, o museu de arte moderna com peças de artistas de todo o Mundo. Além do museu em si, oferece um passeio ao longo do seu parque de esculturas, junto à costa, com mais de 60 exemplares. De volta à cidade, visite Freetown Christiania, uma espécie de cidade dentro da cidade. Com leis próprias, é uma comunidade anarquista, onde não é possível, por exemplo, comprar uma casa. Aqui encontra uma diversidade cultural ímpar, com arte urbana, cafés de comida orgânica, bares e eventos de todo o tipo.


Haverá certamente muito mais a fazer em Copenhaga, mas o fim-de-semana é curto


Fica certamente a vontade de voltar, com mais tempo para explorar melhor a cidade da felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário