sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Street art: viagens urbanas - 4

Cidade do México


Densamente povoada, cosmopolita e com muito a dizer, a Cidade do México tem uma longa tradição de muralismo com início em 1920 pelo trabalho do artista mexicano Diego Rivera. Hoje, aqueles que seguiram esta arte querem aproveitar o espaço nas paredes da cidade para abordar questões controversas. Mas não só. Muitos dos murais modernos da Cidade do México continuam a evocar antigas divindades aztecas, enquanto outros ecoam o activismo político e social do movimento muralista. Ainda há muito mais arte abstracta para ser apreciada em torno da cidade. Por isso, a caça à arte de rua na Cidade do México nunca é entediante:
- Centro histórico: Aqui encontrará a maioria das peças na parte oeste da rua, bem como nas ruas próximas, de Eje Central Lazaro Cardenas, ao sul do Parque da Alameda Central. Muitos dos melhores murais ficam mesmo à frente de bares e cafés ao ar livre.
- Parque Chapultepec: O maior parque da cidade pode não parecer um local óbvio para a arte urbana, mas contém uma atracção importante para os aficcionados da arte: um trabalho notável de Diego Rivera já que criou uma fonte de azulejos completa com tanques de água pintados.

Sem comentários:

Enviar um comentário