sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Eslovénia, uma agradável surpresa

A Eslovénia, carinhosamente apelidada de galinha dado o formato do seu mapa, surgiu nos planos de circuito de autocaravana exactamente pela localização junto à fronteira com a Itália. E veio a revelar-se um destino diversificado e atraente.


À entrada do país o impacto é verdejante com alguns pico de igrejas na envolvência. O destino inicial passaria por Postojna e as suas grutas. Descobertas no século XIII, só começaram a ser exploradas em cerca de 1800, tendo aberto ao público em 1819 por Franz I, imperador da Áustria. São cerca de 24 quilómetros de gruta, dos quais se percorrem cerca de cinco.
O mais interessante é que o percurso é maioritariamente realizado de comboio subterrâneo e podemos ver enormes estalactites e estalagmites e uma sala de concertos com óptima acústica e capacidade para cerca de 10.000 pessoas. Habita também a gruta uma espécie de salamandra, o "Proteus", que segundo os eslovenos será um dragão bebé e pode viver até um ano sem se alimentar.
A cerca de 10 quilómetros de Postojna localiza-se o castelo de Predjama, que é uma espectacular construção medieval, construído numa gruta em cima de um penhasco, algo muito diferente do padrão europeu e majestoso. Este castelo é construído sobre um sistema labiríntico de grutas também elas visitáveis. O castelo possui um pequeno sino que, segundo a lenda, se poderá tocar pedindo um desejo que será realizado.
Num sábado, dia de mercado, uma miscelânea de cores, aromas e frenesim maravilhoso povoava o mercado central de Ljubljana. Mas a atracção principal da capital é o seu castelo  construído no topo de uma linda colina. Possui um elevador panorâmico para alcançá-lo e na subida à torre pode ver-se cerca de um terço da Eslovénia. Fizemos uma visita muito interessante, com guia e personagens vestidas à época . A capital da Eslovénia é uma cidade jovem, fresca e frequentada tanto por locais como por turistas de forma descontraída. Os dragões estão por todo o lado e a gastronomia revelou- se muito saborosa com as suas sopas ricas acompanhadas das salsichas apetitosas entre outras iguarias.
Por fim, Bled, e o seu lindíssimo lago, ilha no centro com uma belíssima igreja também com um sino dos desejos, apenas alcançável de relaxantes barcos atracados nas margens e o lindíssimo castelo graciosamente colocado num penhasco em redor.
Um destino a não perder, pois enriquece a alma!
Fonte: Fugas

Sem comentários:

Enviar um comentário