terça-feira, 18 de dezembro de 2018

A Paula foi aos EUA no Verão e traz a sua experiência pessoal - Parte 3

A Paula Alves, uma das fundadoras da TravelTailors, foi aos EUA este Verão. Andou por San Francisco e San Diego, e pela costa. E depois foi visitar os magníficos parques naturais. Estamos quase a terminar esta viagem, mas não sem antes visitar os essenciais Las Vegas e Grand Canyon! Em nome próprio, a Paula conta o que andou a fazer pelas terras do Tio Sam.

Lake Powell - em casa num rancho do Oeste americano

Saímos de Vegas em direcção ao Grand Canyon Western Ranch. Aproveitámos ainda para conhecer uma parte de Lake Mead. Lake Mead e Lake Powell pertencem aos parques nacionais e, por isso, tem um valor de entrada. Fiquei a saber que se pode comprar um passe anual de $80, que compensa se se visitar 3 ou mais parques. Quando chegamos ao Ranch, eram 15h e estavam 42ºC! O espaço é bem engraçado. Casinhas de madeira e o interior da casa principal, onde servem as refeições. Mas com aquele calor nada se consegue fazer, por isso fomos só almoçar. Comemos hamburger de bisonte, é muito bom. Ao final do dia, tinhamos um passeio a cavalo, por isso ficámos só a descansar. Ao final do dia, a temperatura estava bem mais amena. O rapaz que fez o passeio de cavalo connosco é um cowboy. Trabalha no rancho com os cavalos e as vacas, que são tratadas para os rodeos. Têm também alguns bisontes para os visitantes verem. O passeio foi fantástico! A paisagem é linda, há imensa vegetação. Vimos lebres, veados, vários cactos. A mais conhecida, a Joshua Tree só existe no Mohave Desert!! Parece um cacto, mas na verdade é uma árvore de madeira. Vimos bisontes, bebemos espumante e um senhor cantou e tocou viola. Foi uma experiência muito boa, e diferente para nós. A seguir ao passeio a cavalo, fomos reservar o jantar. Ao jantar, o tal senhor que canta (um country singer vestido à cowboy) veio à sala e cantou uma música para cada casal. Em italiano, em pseudo português e em inglês. Foi mesmo engraçado. Depois perguntou a cada um se estavam a festejar alguma data especial. Uma senhora fazia anos, nós dissemos que tinha sido o nosso aniversário de casamento e os italianos estavam noivos. Depois disse-nos para irmos ter com ele à fogueira na rua, pois tinha lá uma surpresa. Eram marshmellows no espeto, fizemos smores!! Marshmellows com chocolate e bolacha. Que maravilha. Cantou muitas canções conhecidas - Willy Nelson, Kenny Rogers, Bon Jovi, Eric Clapton, Bob Dylon. Ficámos noite dentro e adorámos. Este rancho fica mesmo em frente ao Spirit Mountain, onde os Hualapai Indians enterram os seus mortos. Está a 30 minutos da entrada Oeste do Grand Canyon, que pertence mesmo aos índios Hualapai. É por isso que a entrada é tão cara. Se quiserem tirar os fotos, é preciso pagar ainda mais $60, pois não permitem que se levem máquinas fotográficas ou telemóveis. Resolvemos que valia mais a pena fazer o voo de helicóptero do rancho. Combinámos com o piloto às 7h30 do dia seguinte. O piloto é um australiano que vive em Portland há 3 anos, com a família. Os donos do rancho pediram à empresa onde ele trabalha para disponibilizarem 2 pilotos experientes, para revitalizarem esta actividade. Eles trabalham com aparelhos de combate ao fogo e urgências, e também dão aulas, por isso são muito qualificados. Fizemos um voo privado por $295, achei excelente.


Photo by Tom Gainor on Unsplash
Fiquei a saber que, quem vem de Vegas, vê o que nós vimos do ar, a zona Oeste do Grand Canyon. Pelos vistos é muito melhor do que fazer o skywalk.Valeu mesmo muito a pena! No dia seguinte, depois do voo, tomámos o pequeno-almoço, que estava óptimo. Ovos com batatas e bacon e pancakes com bacon. Típico do Oeste americano! Seguimos em direcção ao Stagecoach Ranch, mais a sul. Decidimos que iamos mesmo passar em Oatman e foi o melhor que fizemos! Acabámos por fazer uma boa parte da famosa Route 66. A área que percorremos tem uma paisagem fantástica, que vai mudando drasticamente. Desertos tão diferentes, com cactos e arbustos distintos. Mesmo muito interessante. Oatman foi uma supresa inesperada. Há dezenas de burros na rua e vêm ter connosco! Comemos uns nachos excelentes e bem baratos: $11 com bebidas. Adorámos! Seguimos para o rancho com as instruções que nos deram. Começámos a andar em terra batida e areia e só pensei que o Mustang ia ficar ali!! Foram 25 milhas (cerca de 40 km) nestas estradas. Sempre a pensar que estávamos mesmo no meio do deserto do Mohave e sem rede. Por fim, vislumbrámos o rancho. Que é mesmo muito bonito, muito mais que o anterior. Numa construção em estilo mexicano, decoração cuidada, muitos cactos, carroças, estátuas de metal. É mesmo um estilo muito diferente. Os donos deste rancho vivem lá e curiosamente não são da zona. O senhor nasceu fora dos EUA, de pai inglês e mãe francesa. A mulher é de Ohio, onde se conheceram e viveram, em Massachusets. Mudaram-se para o rancho há cerca de 3 anos. O filho mais velho tem 21 anos e frequenta a universidade lá perto. O filho mais novo tem 15 anos e frequenta o liceu. Demora 1 h a chegar à escola porque a mãe o leva de carro, caso contrário demoraria 2h30! Neste rancho, fizemos dois passeios a cavalo. Um foi ao pôr do sol e adorámos. Fomos só nós com o cowboy. Tal como no outro rancho, também aqui trabalham com vacas e cavalos. No dia seguinte, fomos às 6h. Foi ótimo porque já andámos a trote e a galope. Não era suposto, mas o cowboy viu que estávamos à vontade! Este rancho tem piscina, onde fomos depois do passeio a cavalo, que soube lindamente. A comida é óptima. O racho tem uma sala de convivio muito gira com mesa de bilhar e bar. À noite, tem as luzes acesas no exterior, fica muito bonito. Há muitas actividades disponíveis, mas nós só estivemos uma noite, por isso não aproveitámos muito isso.

Grand Canyon - a imensidão e o pôr-do-sol vermelho

Seguimos para Grand Canyon, passando por Williams.


Photo by Jad Limcaco on Unsplash
Chegamos a tempo de ver alguns pontos de interesse e ir ver o pôr do sol. Hopi é bonito, mas não terá sido o melhor pôr do sol por causa das nuvens. Só quando o sol se estava mesmo a pôr é que ficou mesmo vermelho. De manhã fomos bem cedo para Mohave Point, pensamos que era dos sítios mais bonitos. Depois fomos ao Grandview, que também gostámos. Por fim, ao Desert Point, que é a saída Este do parque, a caminho de Lake Powel e North Rim. Penso que vimos tudo o que havia para ver no Grande Canyon! Voar sobre o West Rim e Hualapai Reservation, entrada pelo South Rim e saída pelo East Gate. A entrada South Rim é uma floresta de pinheiros baixos... não estava à espera disto! A paisagem por esta estrada é muito interessante. Viemos até ao Horseshoe Bend. Para dizer a verdade, é horrível de lá chegar. Eram 14h, estavam 32ºC, fizemos 500 m a pé para lá chegar e regressámos em pleno calor. Mas valeu a pena, é lindo, com água verde e azul a passar à volta!


Photo by Tom Gainor on Unsplash
Viemos até Lake Powell. Fizemos o passeio de barco ao pôr do sol, gostámos muito. Pode-se alugar um barco e não é preciso ter licença. Não o fizemos porque achámos caro, mas, para quem passe o dia, acho que compensa. Ver estas montanhas do canyon, ao longo do rio, é lindo. De volta ao rancho, têm uma fogueira ao lado da piscina. Dá um ambiente acolhedor e fica quentinho. E assim nos despedimos da nossa viagem por terras americanas. Até um próximo capítulo!

Sem comentários:

Enviar um comentário