terça-feira, 23 de abril de 2019

A Paula foi ao Egipto e contou-nos tudo - Parte 2


Photo by Paula Alves

Chegando a Luxor, o representante local esperava-nos.

O hotel Jolie Ville é algo dos anos 50, que lembra vagamente um espaço colonial africano. Tem uma vista rio ao pequeno-almoço agradável, e o quarto é aceitável. Não é nada de especial, mas as toalhas são surpreendentemente boas, a cama confortável e a água muito quentinha para um banho bem merecido depois de um dia longo no Cairo.

No dia seguinte, após termos dormido bem, o pequeno-almoço foi muito completo. Depois fomos fazer check-in no barco, e almoçamos. A comida foi bastante boa e não houve nada de coisas estranhas! O quarto tinha uma boa apresentação e era bem espaçoso, tendo em conta que estávamos a falar de um quarto num cruzeiro.

Fomos visitar o Templo de Luxor e de Karnak… impressionante! É algo tão magnifico que não tem explicação. A imensidão de tudo coloca-nos num tamanho tão pequeno, que parecemos insignificantes!

O guia de facto debita a história toda e sinto que é um verdadeiro overload de informação… requer algum estudo antes de vir. É bom para quem for historiador ou simplesmente muito culto. Para quem não sabe tanto, o guia poderia fazer só alguns comentários mais simples 😊.

Assim como o primeiro almoço, o jantar no barco também foi muito bom, assim como o pequeno-almoço.

Photo by Paula Alves

Para a visita ao Vale dos Reis saímos do barco às 7h30…bem cedo, mas devido ao calor intenso, e para chegarmos a horas de partir em direção a Esna, não podia ser mais tarde. 
O Vale dos Reis é impressionante…62 túmulos debaixo dos montes de pedra e areia que ali se encontram. Visitamos 3 dos túmulos e demoramos 2h30!
  
Resolvemos não ir ver o Tutankhamon, pois só está lá a múmia dele. Consideramos que compensava mais ir à sala das múmias no Museu Egípcio, que tem lá entre outros. De facto, ninguém sabe bem de onde vem a fama do Tutankhamon. Apenas governou 3 anos, dos 16 aos 19, e não fez nada de extraordinário… mas todos falam muito dele!

Photo by Paula Alves

Depois do intenso Vale dos Reis, fomos ao Templo da Rainha Hatshepsut. Parecia mesmo que tinha nascido no meio do monte, achei magnífico. Isso, e os átrios interiores que lá existiam. Muito interessantes.

Seguimos para o Templo de Ramses III, wonderful! 😊 As paredes trabalhadas na entrada são extraordinárias, e a fachada conta toda a sua história de batalhas. Usava-a como livro, diário, algo único para esta cultura. De facto, foi um povo muito à frente do seu tempo. Ou foram influenciados por deuses, como indicavam nas suas escritas, ou então a teoria dos extraterrestres é mesmo verdade. 😊 Como é possível um povo ter feito tudo o que fez com os recursos existentes na altura?!

Terminámos nos Colossos de Memnon, que tinha um fundo montanhoso incrível. Por volta das 13h30 regressamos ao barco para partir e almoçar. Mais uma vez, desfrutamos de uma boa refeição!



Photo by Paula Alves

A paisagem é única… o deserto, as palmeiras, as casas inacabadas ao longo do Nilo… e muitas vacas africanas! O dia foi passando, e enquanto uns foram ver filmes ou ler revistas de inspiração para próximas viagens, outros foram dormir. Serviram chá, bolos e crepes no terraço da piscina… de lá, conseguíamos ver uns vendedores que prenderam o barco ao nosso, e que foram puxados pelo navio até Esna!

Ao fim do dia, fomos à hora do cocktail, seguida de jantar. No dia anterior houve dança do ventre, mas o sono era tanto que não aguentámos! Para pensão completa, está tudo muito bem organizado.

Na noite de cocktails, todas as pessoas estavam muito bem vestidas e o capitão apresentou a equipa do navio. Os cocktails foram oferta, tendo eles vodka ou não.


Photo by Paula Alves

No dia seguinte, paramos em Edfu para visitar o seu Templo dedicado ao Deus falcão Hórus, o mais bem conservado do Egipto e o segundo maior do país. Às 10h30, regressamos ao barco para continuar até Kom Ombo. Só voltamos a parar às 17h, para visitar o novo Templo dedicado a dois deuses: Haroeris, com cabeça de falcão, e Sobek, deus da fertilidade com cabeça de crocodilo.

Photo by Paula Alves

A navegação no Nilo é linda, calma, e tem uma paisagem que nos remete inevitavelmente ao filme Moisés! É fantástico ver os navios, falucas, o comboio a passear naquela calma com palmeiras ao longo das margens e montanhas desertas como pano de fundo.
Voltamos ao navio, que desatracou às 19h e seguimos até Aswan.

Sem comentários:

Enviar um comentário