quinta-feira, 31 de março de 2016

As 5 coisas de que eu mais gosto em Macau


Cristiana Figueiredo está em Macau há cerca de 15 anos, onde é empresária, gerindo vários espaços comerciais.
1.
Ver português em todas as ruas

Aqui tão longe, nesta terra que sempre me pareceu quase imaginária antes de ser casa, o encanto de dobrar uma esquina e ver a nossa língua não desaparece com o tempo. Das placas de azulejo com o nome das ruas às traduções surreais das frontarias dos pequenos negócios que não se lêem sem um sorriso, o português imiscui-se sorrateiramente na vivência quotidiana da cidade.
2.
iam chá
Uma mesa de iam chá, uma especialidade do Sul da China que se come tradicionalmente durante a manhã e almoço, é um festival de cor, formas e sabores. Composto por uma multitude de pratos com pequenas iguarias, cozidas no vapor ou fritas, salgadas e também doces, o iam chá é uma refeição social e de partilha.
3.
A mudança e o ritmo

Em Macau a mudança é dramática. Sai-se e quando se regressa há um edifício novo a colorir o perfil da cidade. Fecha o sapateiro onde se ia há anos para nunca mais se encontrar. Macau é frenética de dia, transborda de luz de noite, a agitação é permanente.
4.
A velha Macau
Em recantos que parecem portais para o passado, sente-se ainda a Macau de antigamente, plácida e pacata, reflectida em encantadores edifícios coloniais, em igrejas amarelas rendilhadas a branco, em templos onde o incenso fragrante queima lentamente e raios de sol cortam o fumo que dança.
5.
A multiculturalidade

Num território com cerca de 30km2 e um dos mais densamente povoados do mundo, misturam-se as nacionalidades e culturas. Os amigos distribuem-se por mais nacionalidades que os dedos das mãos conseguem contar e as crianças são pelo menos trilingues (o mandarim aprende-se na escola). O impenetrável cantonês é um desafio que torna mais interessantes os dias.
Fonte: Fugas

Sem comentários:

Enviar um comentário