quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Patagónia Chilena - destino de aventura

“O que há de tão excitante em ficar perdido longe de casa? Porque é separado do resto do mundo – é esta a razão”, explica a escritora britânica Florence Dixie, razão pela qual, há 140 anos atrás, se decidiu a ficar na América do Sul e viver as experiências referidas no seu livro “Across Patagonia”. O tempo passou desde então, mas a paisagem que deslumbrou a aventura ainda lá está, convidando os visitantes a esquecer os seus problemas, a deixar os seus telemóveis para trás, respirar fundo e aproveitar o fabuloso destino. 


A Patagónia Chilena é única em diversas formas, desde atrações naturais até uma grande variedade de climas e diversidade geográfica. A área estende-se até 240 000km2, mas a população não excede um habitante por quilómetro quadrado. Está basicamente intocada pelo Homem e mais de 50% do território está sob proteção do Estado. É por isso que é um perfeito destino de aventura para viciados em adrenalina ou amantes da natureza. 

Desde o Norte até ao Sul, a Patagónia Chilena oferece uma grande variedade de beleza natural. Campos gelados, glaciares, montanhas como as Torres del Paine e Cerro Castilo, vastos lagos como o General Carrera ou O’Higgins, rios como o Baker ou Palena, fiordes, canais, florestas. Os visitantes não se cansam destas paisagens, motivo pela qual a Patagónia é classificada tão alto entre os entusiásticos pelo turismo.

Norte da Patagonia (Aysén region)

O Norte da Patagónia é um notável destino localizado no distante sul do Chile. A região de Aysén oferece uma incrível diversidade de paisagens. Os visitantes disfrutam, particularmente, das montanhas, florestas, lagos, rios e fiordes que oferecem experiências inesquecíveis. 
Diferentes deste, existem vários climas e ambientes que dão ao turista uma grande variedade de possíveis atividades. Trekking, rafting, passeios a cavalo, caminhadas no gelo tendem a ser as atividades mais populares entre os turistas.

A Carretera Austral é apreciada como um dos destaques do Norte da Patagónia. É amplamente considerada uma das rotas mais fotogénicas da América. A paisagem avistada quando se viaja ao longo dos 1200 km de estrada é, seguramente, espetacular, e um must-see da região. 
A capital da região, Coyhaique, é conhecida pelas suas tradições culturais rurais. Partilha de ovelhas, domar cavalos e festivais de rodeo são uma grande parte dos costumes da cidade. Para além destes, expedições são realizadas da cidade para vários outros lugares, como, por exemplo, o Parque Nacional do Lago São Rafael. O parque tem uma área de 1.742.000ha e foi declarado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. 

O Campo de Gelo do Norte é um dos destaques do parque e a Montanha de San Valentín, o pico mais alto da Patagónia do Chile, 4.058 metros acima do nível das águas do mar, faz parte do seu terreno. Para além destes espetaculares sítios, a região de Aysén é também a casa da Reserva Nacional Cerro Castillo. A sua montanha é a atração principal da Reserva. 


Sul da Patagónia (Região Magallanes)

A região, nomeada depois do famoso explorador português Fernão de Magalhães, é também atrativa para os turistas. O parque Nacional Torres del Paine é considerado um dos destaques do Sul da Patagónia e é um dos principais destinos de aventura. O parque tem uma área de 227.000ha e atordoa os visitantes com os seus inesquecíveis ecossistemas.

Glaciares, lagos, rios, cascatas, florestas estão todos presentes para agradar os olhos dos turistas. Mas a parte mais apreciada do parque são as Torres de Granito. Estas deram às Torres del Paine o seu nome e fizeram-nas uma das melhores formações naturais do planeta. 

A capital desta região sulista é Punta Arenas. A cidade espalha-se desde a Cordilheira del Paine, no Norte, até Cape Horn, no Sul. É um belo local arquitetónico com um interessante pano de fundo histórico.  Visitantes da Cidade mais a Sul do mundo recomendam o Hotel Rey Don Felipe para uma estadia na Cidade. O hotel, de primeira classe, fica localizado apenas a dois blocos da praça central da cidade e providencia 45 largos, confortáveis e elegantes quartos decorados. A acrescentar à oferta, o Hotel Rey Don Felipe dispõe de pequenos-almoços buffet, acesso Wi-Fi e acesso gratuito ao centro de negócios do hotel e spa, bem como estacionamento gratuito. Também é garantido um staff bilingue e cortês.

Outro dos locais favoritos dos visitantes é Tierra del Fuego, também conhecido como “A Terra do Fogo”. É a maior ilha do Chile, com 29484km2 de área. Também é frequentemente chamada de terra da perfuração de óleo e partilha de ovelhas. O Parque Natural de Karukinka é um dos principais impulsionadores da ilha, em conjunto com o Lago Blanco, que é um popular destino de trekking e aventura. Entusiastas da natureza e trakketing vão, também, apreciar a Cordilheira Darwin e a Ilha Victoria, bem como outro de muitos lagos – o Lago Deseado.  

Contudo, apesar da beleza da Patagónia Chilena, esta é uma área desconhecida para muitos. Supostamente, é isso que Florence Dixie mais apercia da naturalmente inesquecível, emboral isolada região sulista, e talvez seja melhor desta forma. Mas uma coisa é certa, Patagónia Chilena é um sítio sem igual.  

Fonte: Tourism-Review

Sem comentários:

Enviar um comentário