terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Turismo Industrial de São João da Madeira celebra aniversário com visitas gratuitas

O roteiro turístico pelas fábricas e museus industriais de São João da Madeira nasceu há cinco anos. Para celebrar há cinco dias de visitas guiadas gratuitas.
Em 2012, o concelho mais pequeno do país lançava um projecto inovador a nível nacional: levar turistas ao património industrial da cidade, abrindo fábricas históricas aos visitantes em horário de expediente, deixando-os circular entre máquinas barulhentas para ver lápis, chapéus ou sapatos nascer das mãos dos trabalhadores. Há dois meses, a oferta ficou completa com a inauguração do Museu do Calçado.
Agora, para celebrar cinco anos de circuitos turísticos por empresas e espaços museológicos de São João da Madeira, o projecto de Turismo Industrial lança cinco dias de visitas guiadas gratuitas. Há dois roteiros por dia, de 23 a 27 de Janeiro, das 9h30 às 12h45 e das 14h às 17h30.
Todos começam e terminam na Torre da Oliva, o icónico edifício da antiga empresa metalúrgica transformado em recepção do projecto. Os circuitos são todos diferentes e incluem entrada em dois espaços da rede turística.
Desde a Viarco, a única fábrica de lápis ainda em laboração no país, às empresas de calçado Helsar e Evereste, passando pela Cortadoria Nacional de Pêlo e a Fepsa, ligadas à indústria da chapelaria, ou a Heliotêxtil, fabricante de etiquetas e passamanarias. Além das fábricas, os roteiros passam ainda pelos museus do calçado ou da chapelaria, pelo Centro Tecnológico de Calçado de Portugal ou pelo Centro Formação Profissional da Industria do Calçado.



As visitas são de participação gratuita mas a inscrição prévia é obrigatória. No dia 26, os circuitos incluem uma novidade: serão adaptados a pessoas com deficiência auditiva, com tradução simultânea em língua gestual.As comemorações do quinto aniversário do Turismo Industrial integram ainda a inauguração de uma exposição de vestidos de chita na Torre da Oliva, numa “evocação dos populares concursos que eram organizados pela histórica empresa”, refere a organização em comunicado. Decorre no dia 23 de Janeiro, às 18h. O espectáculo de palhaços Lullaby encerra o programa de festejos no dia 27, às 21h30.

Ficou interessado? Pode ver aqui a rota que preparámos em São João da Madeira.  

Fonte: Fugas - Público

Sem comentários:

Enviar um comentário