sexta-feira, 21 de abril de 2017

Top10 Destinos de Sonho para eco-turistas

O ano de 2017 foi designado com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento pela ONU. Uma associação holandesa, chamada Destinos Verdes, estabeleceu uma lista dos 100 melhores destinos sustentáveis. Alguns deles, no entanto, estão localizados em países que estão entre os maiores poluidores, mas são conhecidos pelos esforços extensivos para proteger o meio ambiente. Trazemos-lhe o top10 destes destinos. 

Fonte: tourism-review 

Bariloche, Argentina

Bariloche, Argentina
Bariloche é um dos destinos de sonho para muitos viajantes. É uma cidade rodeada por florestas, montanhas e lagos, no sopé da Cordilheira dos Andes, na província de Rio Negro, a 1.650 km a sudoeste de Buenos Aires. É, sobretudo, uma cidade conhecida como destino popular entre os estudantes argentinos que comemoram o fim do ano escolar. No entanto, as preocupações ecológicas e ambientais não foram ignoradas em Bariloche. Os funcionários eleitos estão a fazer o possível para proteger o meio ambiente na cidade, bem como nas áreas vizinhas, atraindo turistas ecológicos e promovendo atividades como caiaque, passeios a cavalo, para-quedismo, passeios de bicicleta na monta, esqui, caminhadas e mergulho.

Bretanha, França 
Com 2.700 km de costa preservada, Bretanha é a única região em França onde o ecoturismo foi reconhecido pela Green Destination. Popular entre os turistas durante todo o ano, a Bretanha tem feito esforços para seguir um caminho de desenvolvimento sustentável ao longo dos últimos dez anos. Para isso, foram criados 1.000 km de vias verdes e trilhas para ciclistas.

Costa da Bretanha, França


Parque Nacional de Broads, Reino Unido
O parque é a casa de 300 quilômetros de cursos de água, interceptados por catorze lagos que eram nascidos da drenagem dos pântanos no leste de Inglaterra durante os tempos medievais. Passeios de barco permitem que os visitantes e eco-turistas descubram esta zona de natureza preservada na costa do Mar do Norte. Uma grande parcela é protegida por regulamentos internacionais e os habitantes trabalham ativamente para a conservação dos recursos naturais e culturais da região.

Áreas Protegidas pela região floreal do Cabo, África do Sul
A África do Sul satisfaz 90% das suas necessidades energéticas, queimando carvão de baixa qualidade, que é fonte de poluição do ar e da água. Apesar desta catástrofe ecológica, as autoridades sul-africanas estão a tentar preservar a região florestal do Cabo, lar de parques nacionais e reservas naturais que são visitadas por milhares de turistas todos os anos. É uma das regiões mais extraordinárias do mundo em termos de diversidade de plantas e um dos destinos de sonho de muitos amantes da natureza. Desde 2004, a área dos espaços protegidos aumentou 10%. Agora visto como um fator no desenvolvimento económico da região, o ecoturismo nas reservas privadas levou à criação de 4,5 vezes mais empregos do que no setor agrícola.

Great Bear Rainforest, Canadá 
A floresta tropical Great Bear é uma maravilha natural e o lar do urso de Kermode (subespécie rara do urso preto). Ao longo dum período de 25 anos, a porção de floresta protegida cresceu de 5% para 85%. Correndo ao longo da costa do Pacífico do Canadá, esta floresta é uma das últimas grandes extensões restantes de floresta tropical temperada que permanece no planeta. A sua preservação tem sido possível, em grande parte, devido aos enormes esforços feitos pela Greenpeace. Ameaçada pelas indústrias de silvicultura e mineração na década de 1990, a floresta tropical é agora uma reserva natural que atrai muitos eco-turistas.

Sanqing, China


Parque Nacional do Monte Sanqing, China 
Embora a China seja o principal emissor de CO2 do mundo, também abriga o Parque Nacional do Monte Sanqing. Foi classificado como Património Mundial pela UNESCO em 2008 e distingue-se pelo seu respeito pela natureza. Oferece uma diversidade única de pilares e picos de granito cobertos por florestas exuberantes. Este destino de sonho, cada vez mais popular, está a trabalhar ativamente para a preservação da sua paisagem excepcional, lutando para o desenvolvimento sustentável. Enquanto apenas 5% dos turistas chineses estão atualmente à procura de umas “férias verdes”, o ecoturismo está pronto para se tornar uma importante fonte de receitas nos próximos anos.

Baía Suncheon, Coreia do Sul 
Um pantanal natural, com pântanos cheios de juncos, Suncheon Bay, no sudoeste da Coreia do Sul, muda a sua aparência a cada aumento e queda das marés. As extensões de juncos estendem-se até onde os olhos podem ver e ajudam a purificar a água, o que permite que a fauna e a flora proliferem nos lamaçais. A região está totalmente protegida desde 2006 e é frequentemente promovida entre ecoturistas.

Uckermark, Alemanha
O respeito pelo meio ambiente tornou-se um critério importante para os alemãesquando escolhem o seu destino de férias. Uckermark é um bom exemplo de como se aproveita tudo o que o ecoturismo tem a oferecer. Localizada a nordeste de Berlim, esta zona é caracterizada por extensas pradarias através das quais os visitantes podem caminhar a pé ou por burro, uma especialidade da região. Os produtores regionais, os fornecedores de energia e as pequenas explorações agrícolas familiares são os principais intervenientes no desenvolvimento sustentável desta região de turismo "verde", que é também a região mais vasta e menos povoada do país.

Wadden Sea, Holanda
Na região norte da Holanda, oito ilhas formam um refúgio natural. Estes pedaços de terra, banhados pelo Mar de Wadden, só são acessíveis por ferry. A região é considerada como tendo o maior sistema ininterrupto do mundo de lamaçais e bancos de areia, que ajudam a abrigar muitas espécies de plantas e animais. Dado que as regiões que o rodeiam são fortemente povoadas, beneficia de uma protecção total. Muitos recursos humanos e financeiros são dedicados à sua boa gestão. A Holanda já tinha reputação de "país verde", mas, em 2015, inspirada por uma iniciativa pública, um tribunal holandês decidiu a favor de uma moção que instruía o Estado a exigir uma redução de 25% nas emissões de gases de efeito estufa até 2020.

Yellowstone, EUA


Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos da América
O emblemático Parque Nacional de Yellowstone é uma das últimas áreas dos Estados Unidos a preservar o seu ecossistema único. Entre os seus fabulosos tesouros naturais, Yellowstone é o lar da maior concentração de geiseres do mundo. Os visitantes vêm para admirar o Grand Canyon, inúmeras cachoeiras, bem como espécies raras e ameaçadas de vida selvagem. Protegido contra interferências, a flora é mantida por processos naturais. Turistas que procuram grandes extensões de natureza selvagem adoram este destino, que é visitado por mais de 2 milhões de pessoas por ano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário