quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Aqui ainda há gato

Se o cão é o melhor amigo do Homem, então o gato é o irmão mais novo que nem sempre compreendemos, mas sem o qual não podíamos passar. Hoje em dia, o gato doméstico é bem capaz
de ser o animal de estimação mais popular no Ocidente. No entanto, o Homem nem sempre se deu
bem com os parentes mais volumosos do seu amigo de quatro patas - a caça furtiva e as alterações ambientais levaram algumas espécies de grandes felinos à beira da extinção. Acompanhe-nos agora
numa viagem até ao habitat de alguns dos maiores gatos do Mundo.


TIGRE DE BENGALA, ÍNDIA 
Considerado desde 2010 como uma espécie em perigo, este gigante de mais de três metros de comprimento e mais de 300 quilos de massa habita as florestas húmidas do subcontinente indiano. A caça furtiva e o desbaste de grandes áreas de floresta fizeram a população de tigres de Bengala diminuir drasticamente no século XX, o que tornou este magnífico carnívoro listado numa das espécies de grandes felinos mais ameaçadas do planeta. Actualmente, podemos encontrar o tigre de Bengala maioritariamente em cativeiro, mas uma viagem até à região do Golfo de Bengala ainda permite observar esta espécie no seu habitat natural. Se quer partir à descoberta dos tigres de Bengala, teremos gosto em preparar a sua
viagem à medida. Sugerimos que complete o seu roteiro com estas ideias de viagens à Índia já realizadas por clientes nossos.


LEOPARDO-DE-AMUR, CHINA 
Na região onde o Sul da Rússia encontra o Norte da China, vive o leopardo-de-Amur - uma espécie emperigo crítico de extinção. Actualmente, estima-se que vivam cerca de 70 exemplares em liberdade entre Rússia, China e Coreia do Norte. Este felino distingue-se de outros leopardos pela sua pelagem espessa e comprida, com a qual combate o frio da região montanhosa que habita. Com pintas maiores e mais espaçadas que os leopardos comuns, esta espécie de rara beleza pode ser encontrada em cativeiro um pouco por todo o Mundo, mas é até à região de Jilin, na China, que urge viajar para encontrá-lo no seu local de origem. E já que vai viajar para tão longe, por que não visitar também estes locais na China? Estamos cá para personalizar a sua viagem.


LEÃO BRANCO, ÁFRICA DO SUL
Este inusitado felino, de pelagem branca e uniforme, não é realmente uma espécie em si - trata-se de uma mutação rara do leão sul-africano. Adorados como divindades pelos povos locais, estes espécimes têm o pêlo alvo devido a um gene recessivo, mas não são tecnicamente albinos. São perfeitamente capazes de viver em liberdade e de se reproduzir, e tornam-se absolutamente magníficos com as suas fartas jubas brancas ao crescerem. A esmagadora maioria dos exemplares desta espécie encontra-se em diversas reservas na África do Sul, embora também seja possível avistar alguns grupos de leões em liberdade.


PUMA, CHILE / ARGENTINA
Com um habitat que se estendia originalmente do Norte do Canadá até ao Sul do Chile (o mais extenso território ocupado por qualquer grande mamífero terrestre no Ocidente), o puma tem ocupado cada vez menos território, devido ao contacto com o homem. Quer seja por desporto, ou como forma de proteger o gado, o Homem tem feito decrescer o número de exemplares do chamado leão-da-montanha. Actualmente, o puma - segundo maior felino das Américas, atrás apenas do jaguar - pode ser encontrado na área da cordilheira dos Andes, por florestas, desertos e até algumas áreas modificadas pelo homem, sendo uma espécie extremamente adaptável.


LINCE IBÉRICO, MÉRTOLA, PORTUGAL
O mais pequeno dos felinos aqui constantes, o lince ibérico é também o mais ameaçado de todos eles. Com uma dieta constituída quase exclusivamente por coelhos, o lince ibérico não apresenta a capacidade de adaptação que tem salvado outras espécies ao longo dos tempos. A sua população de poucas centenas de indivíduos está em perigo devido à diminuição do número de coelhos, e muitos morrem atropelados nas estradas construídas onde outrora era o seu território. Porém, tem havido muitos esforços de protecção da espécie que começam a dar frutos; um dos nossos clientes é responsável pela conservação do lince em Portugal e vai-nos animando com algumas boas notícias. Com as suas características orelhas em bico e um colar de pêlo fazendo lembrar uma barba, o lince-ibérico pode ser avistado em Portugal na região interior do país, como na zona do Alqueva ou em Mértola.

Sem comentários:

Enviar um comentário