sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

As Praias Mais Inusitadas


Em qualquer continente, não faltam opções balneares que costumam seguir a mesma fórmula - areia dourada, água azulada e muita gente. No entanto, há alternativas inusitadas, locais onde se pode ir a banhos em condições invulgares e contemplar cenários completamente distintos...e com todo o sossego. Com o Verão a aproximar-se, embarque numa viagem até algumas das praias menos ortodoxas ao seu alcance.


PINK SANDS BEACH, BAHAMAS
No Mar das Caraíbas, os sedimentos libertados pelos recifes - bem como os vestígios das conchas dos animais que aí vivem - tornam as areias da ilha de Harbour, no arquipélago das Bahamas, numa interessante moldura cor-de-rosa. A Pink Sands Beach, assim chamada pela sua cor, atrai visitantes de todo o Mundo pela beleza do contraste entre as suas areias rosadas e o intenso azul das águas. Para quem deseja uma experiência de praia ligeiramente diferente do habitual, a Pink Sands Beach é uma opção absolutamente fantástica.


PRAIA GRANDE, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Na ilha de Príncipe, neste arquipélago que já foi Portugal, as praias permitem-nos observar um magnífico fenómeno da natureza - a desova das tartarugas marinhas. A maior e mais "populosa" destas praias é a Praia Grande, onde podemos avistar as criaturas marinhas a encaminhar-se para a areia, e de volta para a água. Ao saírem dos seus ovos, as jovens tartarugas bebés encaminham-se instintivamente para o Oceano de onde a sua mãe saiu para as plantar nas areias. Estando a maioria destas espécies de tartaruga actualmente ameaçadas, esta visão mágica arrisca-se a tornar-se cada vez mais rara.


RED SAND BEACH, GALÁPAGOS, EQUADOR
O material vulcânico rico em ferro confere às praias da ilha de Rábida uma intensa cor vermelha escura, que torna esta paisagem costeira bastante peculiar. Densamente populadas por colónias de leões-marinhos, sempre prontos para uma fotografia, as praias ao redor da ilha distinguem-se pela cor da areia e pelas rochas vulcânicas que terminam em desfiladeiros para o mar. Pertencendo ao célebre arquipélago das Galápagos, visitado por Darwin no século XIX, a ilha de Rábida é uma atracção notável para qualquer viajante que aprecie a natureza -especialmente paisagens incomuns.


JÖKULSÁRLÓN, ISLÂNDIA
Este enorme lago glaciar, no sudeste da Islândia, é uma óptima opção para quem não aprecie o calor na hora de fazer praia - aqui as temperaturas chegam frequentemente abaixo de 0º. O que falta em calor, porém, sobra em paisagens magníficas, sendo este lago considerado uma das maravilhas naturais da Islândia.  É possível observar icebergs azulados pelo tom das águas e do céu, pedaços de gelo branco que contrastam com os negros vestígios de rocha vulcânica, e até dar um passeio de barco pelo lago, como já fez quase um milhão de visitantes desde que este serviço começou a ser oferecido.


ALGAR DE BENAGIL, ALGARVE, PORTUGAL
No distrito de Faro, na zona do Algarve, erguem-se maravilhosas grutas naturais, escavadas na rocha pelas águas do mar. O algar de Benagil, nome dado a esta estrutura, contém um areal interior, com janelas naturais nas rochas que deixam entrar a luz do dia. Uma das câmaras destas grutas tem o nome de "Catedral", devido à sua amplitude, e é um local excelente para desfrutar de uma vista extraordinária, olhando o mar pelas aberturas gentilmente oferecidas pela própria gruta. Uma autêntica maravilha construída pela rebentação das ondas, o algar de Benagil faz da praia com o mesmo nome um local verdadeiramente singular.

Sem comentários:

Enviar um comentário