segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Os impérios do passado

Nada como calcorrear ruínas antigas e monumentos históricos para nos transportar para outra Era, numa outra civilização. Quer retrocedamos alguns séculos ou vários milénios, a sensação de viagem no tempo é tentadora. Embora alguns dos sinais das suas existências já tenham erodido, ainda podemos observar, um pouco por todo o globo, autênticas maravilhas que atestam os níveis de desenvolvimento a que alguns impérios ascenderam. Assim, propomos-lhe ideias para uma rota histórica, pelos quatro cantos do planeta - sempre com a pá e a escovinha a postos para a descoberta. 



CIDADE PROIBIDA, PEQUIM, CHINA
Durante quase 500 anos, este complexo de quase 1000 edifícios (!) serviu de palácio imperial, hospedando o Imperador e sua família. A entrada na cidade estava expressamente vedada a qualquer pessoa que não fosse autorizada pessoalmente pelo Imperador, dando origem ao seu nome. Rodeada por uma muralha de 8 metros de altura e por um fosso de mais de 50 metros de largura, esta impressionante estrutura ainda hoje assume papel de destaque na administração cívica chinesa, estando alinhada com a Praça de Tiananmen, pólo cerimonioso da capital. Exemplificando na perfeição o estilo arquitectónico palaciano tradicional da China, a Cidade Proibida é uma atracção de visita obrigatória para todos os que viajam até Pequim. E se a história lhe diz muito, então um mês pela China como fez o nosso cliente Pedro (que queria conhecer o máximo número de patrimónios UNESCO do país durante a sua estadia) poderá dar-lhe a conhecer outras maravilhas.



MACHU PICCHU, CUZCO, PERU
Talvez a mais icónica marca da cultura inca, esta cidade construída há quase 500 anos ergue-se a 2500 metros do solo, requerendo uma caminhada de alguns dias para aí chegar. Autêntico mistério para os arqueólogos, que desconhecem o seu propósito, este é um lugar de trilhos recônditos, descobertas fascinantes e vistas soberbas, ideal para aventureiras caminhadas em grupo. Totalmente desconhecido dos Ocidentais até ao Século XX, o Machu Picchu apresenta um notável grau de conservação, e é um lugar a visitar para quem viaje até ao Peru.



Capital do Japão imperial durante mais de um milénio, a cidade de Quioto é célebre pelos seus mais de 2000 templos, palácios e graciosos castelos de madeira. Com magníficos jardins coloridos ladeando os locais de reflexão, esta cidade magnificamente preservada é um local excelente para dar longos passeios contemplativos, enquanto se admira a flora e a arquitectura local. Numa cidade que contém mais de um quinto dos Tesouros Nacionais do Japão e que acolhe cerca de 30 milhões de visitantes anualmente, é difícil encontrar algo que não nos fascine...sobretudo se a par da monumentalidade pudermos assistir às maravilhas da natureza que são as cerejeiras em flor ou a folhagem rubra de Outono.




Capital do Império Persa até à sua conquista por Alexandre o Grande, Persépolis é hoje Património da Humanidade. Actualmente, as ruínas das antigas construções aqueménidas formam um conjunto de aspecto lúgubre, depois de Alexandre e seus generais terem queimado a cidade quase por completo. Apesar disso, pode-se ver um grande número de palácios e outros edifícios de relevo, como o Grande Palácio de Dário e os famosos Portões de Xerxes, bem como o imponente Salão do Trono. A apenas 70 quilómetros de Shiraz, as ruínas de Persépolis vivem como testemunhas da antiga grandiosidade do primeiro Império Persa.



MALACA, MALÁSIA 
Em 1415, há 600 anos, a conquista de Ceuta marcou o início da Era dos Descobrimentos Portugueses. Zarpando da costa portuguesa, as caravelas lusitanas espalharam-se e "trouxeram novos Mundos ao Mundo", alcançando os diversos continentes por este planeta fora. Na península da Malásia, no Sudeste Asiático, temos ainda resquícios da presença portuguesa na Ásia. Aqui, podemos ver a igreja de São Paulo e a Porta de Santiago da Fortaleza de Malaca como atestantes da chegada de Afonso de Albuquerque e dos 1.200 homens com que conquistou o Sultanato de Malaca, há tantos séculos atrás.



Sem comentários:

Enviar um comentário