domingo, 5 de fevereiro de 2017

O melhor do Estados Unidos da América

De várias cadeias montanhosa, a costa litoral tropical, desertos e cidades deslumbrantes, estes locais subestimados ou fora dos radares turísticos estão destinados a brilhar nos próximos meses. 

1. Asheville, Carolina do Norte
Em 2017, uma das cidades mais pequenas, ecléticas e inovadoras dos Estados Unidos vai figurar nas listas de sítios a visitar no país. Asheville dá as boas vindas de braços abertos e tem emergindo, durante décadas, como um paraíso para os espíritos mais criativos. Mais de 200 artistas mostram as suas obras no River Arts District e o surpreendente número de cervejas artesanais e bebidas espirituosas produzidas localmente, a par da comida servida por chefes premiados da cidade, tem aumentado o número de visitantes da cidade. O French Board River oferece tréguas ao mundo moderno, e quer opte por andar de barco, paddle ou caiaque longe da civilização com um verdejante fundo e tranquilo, as montanhas Blue Ridge estão aguardam a sua visita para serem exploradas.

Carolina do Norte 

2. Washington Ocidental
Mais de 25 anos depois da série de televisão Twin Peaks ter colocado as icónicas paisagens da Wasghington Ocidental na memória de todos nós, a série está de volta. As místicas montanhas da região conjugadas com as florestas sempre verdes estão prontas para receber uma nova geração de visitantes; os fãs de David Lynch podem investigar os locais de filmagens nas pequenas vilas de Snoqualmine e North Bend, bem como usufruir da área para explorar outras zonas como Mt Rainier National Park ou o restaurante com produtos acabados de chegar da quinta San Juan Islands. Enquanto isso, novas tendências culturais estão a atrair pessoas para Seattle.

3. Lincoln, Nebraska
Lincoln aparece no meio de um mar de pradarias e milho.  Visite a baixa de Haymarket District, onde os armazéns seculares oferecem galerias com arte moderna (especialmente durante o First Friday Artwalks), lojas de especialidades (como a Licorice International, a maior loja retalhista de doces no Estados Unidos da América) e um enorme Mercado de sábado de Agricultores. Os 25 mil estudantes da Universidade do Nebraska povoam a cidade de frescura, percorrendo, de bicicleta, as 130 milhas de caminhos e festejando nas discotecas e bares locais de música ao vivo. Comunidades de vietnamitas, sudaneses e outras etnias adicionam outra vida a Lincoln, graças ao histórica da cidade em acolher refugiados. Lincoln, como capital do Estado, vai acolher as celebrações dos 150 do Estado do Nebraska.

4. Baixo Deserto da Califórnia
Nas profundezas do deserto da Califórnia, o Vale de Coachella sempre foi quente. Um ambiente de meio-século povoa Palm Springs, a principal cidade do vale, com novos hoteís, casas restauradas para aluguer, a Semana do Modernismo bimestral e lojas vintage que o ajudam a si a não olhar para os preços não muito baratos da região. Os amantes de caminhadas e escladas podem ir até ao Palm Springs Aerial Tram ou perder-se nas paisagens do Joshue Tree National Part. Depois, há também o festival de música Coachella, a colorida Montanha da Salvação, e colina repleta de colinas a subir do chão do deserto.

5. Vale Achatado de Montana
Céu enorme, montanhas gigantes, ursos grandes. Este vasto traço do Noroeste de Montana engloba em si o “Oeste” em toda a sua glória. A escala é tão grande que a pequena área de Bob Marshall Wildwerness, como é conhecida, é massiva. De facto, 67 mil propriedades foram adicionadas em 2015, fazendo dela uma das maiores áreas selvagens do país. Os glaciares do parque nacional estão a encolher – há quem estime que desapareçam maioritariamente por volta de 2020 – mas caminhar através dos prados de flores silvestres e lagos verde-azulados é o puro paraíso do backcountry americano. Qualquer que seja a estação, a cidade de Whitefish é um bom ponto rústico para visitas, acolhendo igualmente caminhantes, ciclistas e esquiadores.

6. Atlanta, Georgia
Atlanta, Georgia 

Não deveria ser surpresa que Atlanta, casa de um dos aeroportos mais movimentados do mundo, seja uma cidade em movimento. O BeltLine (a resposta de Atlanta ao High Line de Nova York) adiciona uma mobilidade facilitada ao tráfego da metrópole; e a parte a leste da cidade e bairros nas proximidades estão no meio de um boom de inaugurações de cervejarias e restaurantes inovadores. Desde o épico projeto de Living Walls às caprichosas instalações do Tiny Doors, o cenário de arte local providencia uma experiência única. Séries de sucesso, como Atlanta ou The Walking Dead, são filmadas aqui, trazendo à cidade o epíteto de Hollywood do Sul.

7. Adirondacks, Nova Iorque
Nova Iorque tem os seus arranha-céus, certo. Mas é nas Adirondacks que as vistas valem realmente a pena a visita, com 42 picos acima de 1200 metros, lagos cheios de peixes e córregos. Tenha uma visão do dossel da floresta no Lago Tupper, com uma caminhada pelo Wild Center ou use e abuse da sua bicicleta para fazer o caminho entre Saranac e Lake Clear. No inverno, aconchegue-se nas grandes lareiras de Gilded Age “great camps” ou mantenha-se quente nas instalações de inverno em Lake Placid.

8. Região Vinícola do Texas
O Texas pode não ser a região que lhe vem à memória quando se fala em vinho, mas o Lone Star State está a fazer os possíveis para criar um das melhores áreas vinícolas na América, fora da costa oeste. Dezenas de adegas polvilham o nome de Hill Country. Um passeio ao longo da Wine Road 290 revela uma notável gamade Malbecs, cabernets e Tempranillos, servidos em salas de degustação. Vale a pena planear uma viagem ao festival de vinho e comida Dripping Springs e também ao festival Kerrville Folk.

9. Denver, Colorado
O segredo vazou: amplos dias de sol brilhante, uma cervejaria a cada esquina e adrenalina sem fim estão a corrida de turistas às Montanhas Rochosas. E não são as únicas atrações da cidade: a Union Station está no centro das novidades desenvolvidas na cidade, como o Ski Strain. Junte um economia vibrante a esta combinação e obtem distritos artísticos como o River North e o Lower Highlands, onde pode repor as sua calorias em mercados de slow-food.  

10. Costa Esmeralda da Flórida
Anteriormente apelidada de “Redneck Riviera”, este trecho de 100 milhas de areia fina e cidades à beira-mar na já esquecida costa norte do Golfo da Flórida passou a ser pura fantasia para os visitantes. Até celebridades como Sandra Bullock e tony Romo frequentam a costa agora conhecida como Costa Esmeralda da Flórida, enquanto os ricos e famosos esperam que mais ninguém saiba deste seu pedacinho de frente para o mar em Old South. Mas nos últimos anos os investidores descobriram as saborosas ostras da costa, há novos hoteís e condomínios, e Seaside é uma cidade eco-friendly fruto de um sonho agora tornado realidade, e estudado em diversas faculdades de arquitetura. 


Florida


Fonte: Lonely Planet 



Sem comentários:

Enviar um comentário